quarta-feira, 14 de março de 2012

Mulheres da Bíblia: Tamar, filha de Davi

A princesa que foi violentada

Tamar era uma das filhas do rei Davi, que foi desejada por seu meio-irmão, Amnom. Mas, no início, era difícil amá-la, ao ponto de adoecer por causa disso. Porém, ele tinha um amigo chamado Jonadabe que era muito sagaz e perverso, e que o aconselhou a cometer o incesto, ou seja, ter relação com sua irmã, para saciar o seu desejo (2 Samuel 13:1-5).







Amnom não pensou duas vezes e vez conforme a ideia do amigo. Ele fingiu estar doente e pediu a seu pai, o rei Davi, que mandasse sua irmã Tamar para cuidar dele. E, infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu, porque o rei não imaginava as intenções do filho (2 Samuel 13:6).






Tamar foi à casa de Amnon, conforme o pedido de seu pai, e fez ali bolos para seu irmão. Ao servi-lo, Amnon forçou Tamar a se deitar com ele, mesmo ela argumentando e pedindo que não fizesse isso (2 Samuel 13:7-14).


Depois de violentá-la, ele sentiu aversão e expulsou Tamar de sua presença. Ela, indignada com o mal que vivera há instantes, não se calou. Colocou cinzas em sua cabeça, rasgou suas vestes reais, pôs suas mãos sobre a cabeça e saiu andando e clamando. Foi quando seu irmão Absalão a encontrou e a abrigou em sua casa. E ali, Absalão começou a odiar seu irmão Amnom, por ter forçado Tamar (2 Samuel 13:15-22).







Não teve medo






Quantas mulheres passaram pela mesma situação que Tamar? Ela ainda tinha a vantagem de ter um irmão com quem pudesse contar, e um pai que a amava de verdade. Mas quantas são sozinhas no mundo? Ou quantas não têm a quem recorrer?






Davi não tinha como saber que sua filha, mantida virgem debaixo dos seus olhos, corria risco dentro de sua própria casa.






Mas, independentemente da situação, a mulher que sofre violência sexual, seja de quem for, precisa procurar ajuda, judicial, psicológica, emocional e também espiritual.






Para isso, ela não pode ter medo. É preciso enfrentar a realidade e se mostrar precisando de ajuda, assim como fez Tamar ao rasgar suas vestes e colocar cinzas sobre a cabeça – o que demonstrava que tinha cometido pecado e desejava transformação.






A atitude de Tamar demonstra que o pecado não pode ficar encoberto, para que seja tratado e a pessoa curada e transformada.






Se você já sofreu qualquer tipo de abuso, seja mais forte que o pecado, busque ajuda com a pessoa mais próxima a você, rasgue seu coração e não carregue esta culpa pelo resto da vida. Seja corajosa, confie no Senhor e não tenha medo.


Um comentário:

GIANNINY disse...

eu amo rei davi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!